(19) 3327.7009
siga-nos

Os benefícios estratégicos de ser um Operador Econômico Autorizado (OEA)

19.AGO.2024

Existem vários benefícios em se tornar um Operador Econômico Autorizado (OEA).

No mundo globalizado de hoje, a eficiência e a segurança na cadeia de suprimentos são fundamentais para o sucesso dos negócios.

O Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) surgiu como uma ferramenta estratégica de valor inestimável, abrindo portas para um mundo de benefícios tangíveis e intangíveis para as empresas que o implementam.

Mas, o que é uma empresa OEA e quais são os benefícios estratégicos em se tornar uma?

O que é a certificação OEA?

O OEA é um programa de reconhecimento internacional, promovido pela Receita Federal do Brasil, que visa certificar empresas que demonstram alto nível de confiabilidade e compromisso com a segurança e a conformidade nas operações de comércio exterior.

Operador Econômico Autorizado (OEA) é o status concedido por autoridades aduaneiras a empresas que atendem a certos critérios de segurança e conformidade.

Empresas com esse status são consideradas parceiras confiáveis na cadeia de suprimentos global, por consequência podem gozar de diversos benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira e dos outros países.


Ao se tornarem OEA, as empresas assumem um conjunto de responsabilidades e implementam medidas robustas de controle interno, em troca de benefícios estratégicos que as colocam em uma posição vantajosa no mercado global.

Mas quais os benefícios de uma empresa OEA? Conheça-os a seguir:

Benefícios estratégicos de se tornar um OEA

1.Acesso simplificado a procedimentos aduaneiros

Como OEA, as empresas têm acesso a procedimentos aduaneiros simplificados, o que acelera significativamente o tempo de trânsito das mercadorias.

Isso traz uma vantagem competitiva significativa em um mundo onde a velocidade de entrega é cada vez mais importante.

2. Menor risco de atrasos na alfândega

Empresas OEA são menos propensas a serem selecionadas para inspeções aduaneiras.

Isso significa menos atrasos na alfândega e maior previsibilidade de seus estoques, o que traz mais eficiência na cadeia de suprimentos e uma melhoria na qualidade do serviço prestado aos clientes.

3. Reconhecimento internacional

As empresas certificadas como OEA são reconhecidas internacionalmente. Ou seja, uma empresa com status de OEA é reconhecida como tal em países que também tenham o Programa OEA estabelecido.

Isso abre novas oportunidades de mercado e facilitar o comércio internacional.

4. Melhoria da imagem da empresa

Empresas OEA são vistas como empresas com processos e procedimentos mais robustos, o que as tornam mais atrativas aos olhos de clientes, fornecedores e parceiros comerciais, e abrem portas a novas oportunidades de negócios e aumentam a confiança do cliente.

5.Redução de custos

Embora haja custos associados em se tornar um OEA, muitas empresas relatam que os benefícios superam os custos.

Por exemplo, menos cargas inspecionadas acarretam maior previsibilidade de estoque e diminuição nos custos.

Além disso, o acesso a procedimentos aduaneiros simplificados reduz os custos administrativos.

6.Desembaraço aduaneiro

Empresas OEA “caem” menos em Canal Vermelho de fiscalização, o que reduz significativamente o tempo de espera e os custos com armazenagem.

7.Menos inspeções físicas

Empresas OEA são vistas como confiáveis pelas autoridades aduaneiras, e por essa razão passam por menos inspeções demoradas e dispendiosas.

8.Prioridade nas liberações

Os produtos de empresas certificadas ganham prioridade na liberação aduaneira, permitindo que seus clientes sejam atendidos com mais rapidez e eficiência, impulsionando sua competitividade no mercado.

9. Redução de custos operacionais

O programa OEA espera que as empresas certificadas revisem continuamente seus processos e controles e implementem melhorias sempre que riscos forem identificados.

A necessidade de implementação de melhorias ajuda na mitigação de falhas reiteradas nos processos da empresa e diminuem custos com retrabalho.

10.Cultura de Compliance e Responsabilidade:

-Compromisso com a Conformidade

O programa OEA fomenta a cultura interna de compliance e conscientiza os colaboradores das empresas certificadas sobre a importância do atendimento de leis e normas, o que traz maior mitigação dos riscos e fortalece a reputação da empresa.

-Responsabilidade Social e Ambiental

Com a chancela do Programa OEA, uma empresa demonstra ainda mais seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental e contribui para um futuro mais sustentável e ético no comércio exterior.

Conclusão

Tornar-se um Operador Econômico Autorizado pode trazer uma série de benefícios estratégicos para as empresas, desde a simplificação dos procedimentos aduaneiros até a melhoria de sua imagem.

O status de OEA pode ser uma ferramenta poderosa para empresas que buscam sucesso em um mundo globalizado.

 

compartilhe:

Últimas Notícias

(19) 3327.7009
Rua Araras, 216, Sala 2 (sobre loja)
Jardim Paiquerê, Valinhos/SP
siga-nos
© Philos Global Services. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade